top of page

DRÁCULA

  • 12 de dez. de 2025
  • 2 min de leitura

DRÁCULA

 É uma obra de 1897 de Bram Stoker, que consiste em um romance epistolar, um gênero construído por meio de cartas, diários e documentos escritos. A narrativa de terror apresenta o sagrado e o profano em constante choque. O livro expõe as principais aflições daquela época, que correspondiam no declínio da moral e da ordem social.


Na obra, o casamento é visto como uma instituição de grande importância na vida das mulheres. Contudo, a motivação para essa união passa a ser o amor romântico e a vontade individual do ser humano. 

As personagens Lucy e Mina têm a possibilidade de escolha pautada no amor romântico, mas Lucy deixa claro que, se pudesse, escolheria os três pretendentes, pois amava os três, evidenciando a oposição e a corrupção do feminino, safadinha essa Lucy! Errada, não estava. A personagem Mina representa o sagrado, enquanto Lucy representa o profano. 

O sangue é o elemento principal no decorrer da trama. No enredo, o Nosferatu usa-o para escravizar e controlar as suas vítimas, levando-as à corrupção moral e sexual. O sangue também é a fonte de sobrevivência e rejuvenescimento do vampiro, já que a sua aparência muda no transcorrer da história. Por outro lado, para o grupo de oposição a Drácula, o sangue é visto como símbolo da vida eterna e sagrado.

O grupo de oposição ao Drácula é liderado por Van Helsing, que, no decorrer do enredo, obtém pistas de que a doença de Lucy foi provocada por uma mordida de vampiro. Esta conclusão, no início, causa hesitação e dúvida por parte de seus companheiros.

A união do grupo de amigos é de extrema importância na busca pela derrota de Drácula, pois cada membro tem um papel crucial nessa corrida pela sua derrocada.

O alho é introduzido na obra como um elemento que espanta o vampiro, pois seu cheiro forte sobrecarregava os sentidos da criatura e funciona como repelente do mal, essa turma provavelmente não conhecia o pão de alho a ponto de estragar alho com vampiro, pronto, falei. Outra forma de afastar o vampiro é feita por meio de elementos sagrados, como a Cruz e a Hóstia Sagrada.

A leitura da obra Drácula, de Bram Stoker, vale muito a pena, por ser um livro de fácil compreensão, mas com excelente profundidade. A narrativa aborda ideias, valores morais e elementos que predominavam na sociedade naquela época. Além disso, possibilita conhecermos a história original, já que há muitas alterações nas adaptações cinematográficas da obra.


 
 
 

Comentários


Olá, que bom ver você por aqui!

Sou um parágrafo. Clique para adicionar o seu próprio texto e editar. Sou um ótimo espaço para que seus usuários saibam mais sobre você.

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest

Compartilhe a sua opinião

Obrigado pelo envio!

© 2035 por Quebra-cabeças. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page