FRANKENSTEIN
- 12 de dez. de 2025
- 2 min de leitura

O livro Frankenstein nasce de uma aposta entre a autora Mary Shelley e seus amigos. A aposta era sobre quem escreveria a melhor história de terror e, assim, nasceu um clássico da literatura. Inicialmente, a obra foi lançada de forma anônima; a autora somente se identificou após três anos da primeira publicação. A obra está inserida no gênero gótico, que envolve terror, suspense, loucura, demônios, monstros e vampiros.
Após a perda da mãe, o personagem Victor Frankenstein persegue a sua ideia obsessiva de criar um ser humano, mas gera um monstro. Frequentemente, criamos nossos próprios demônios, que passam a ser o nosso maior tormento. O monstro se torna o pior pesadelo do seu criador, ocasionando dor, sofrimento e aflição.
O monstro é gerado e abandonado à própria sorte. Ele questiona: "Insensível criador sem coração! Você me dotou de percepções e paixões e, então, me lançou fora como um objeto de desprezo e horror para a humanidade." A autora deixa bem claro o que um abandono parental ocasiona no ser abandonado: "Se não tenho laços nem afetos, o ódio e o vício devem ser a minha opção." E ainda: "Voltei a mente para a injúria e para a morte."
Todo ser humano tem necessidades básicas. O Monstro, apesar de ter uma aparência física assustadora, era dotado de sentimentos e necessidades humanas: necessidade de afeto, amizade, família, de autoestima, confiança e respeito das outras pessoas. No decurso da obra, é notável esse senso de urgência do Demônio em pertencer e integrar-se ao convívio social. Por falta de afeição, jamais foi capaz de manter um laço social. A rejeição somada às suas necessidades que nunca foram atendidas ocasionou grande revolta. Ele desabafa: "Olho ao redor e não tenho nenhuma relação ou amigo sobre a Terra. Mas onde estavam os meus amigos e parentes? Nenhum pai tinha observado os dias de minha infância, nenhuma mãe me abençoou com sorrisos e carícias."
Ao mergulhar na leitura de "Frankenstein", é possível verificar várias adversidades que podem atingir qualquer ser humano, como a rejeição, o abandono parental, a vaidade exacerbada de alguns cientistas e a violência. É uma obra muito envolvente do início ao fim e de fácil entendimento, o que compensa o tempo investido em sua apreciação.










Comentários